domingo, 11 de março de 2018

Poluição no Rio Nabão

O semanário Regional "o Mirante" avança a 08/03/208 com a noticia sobre a poluição do Rio Nabão.

A sua importância leva-me a transcrever a noticia como alerta dos problemas ambientais e as tentativas de os resolver.
Espero que a reunião com a APA seja proveitosa para o ambiente, já que, estamos perante 12 possíveis origens de poluição.

«Os municípios de Tomar e de Ourém e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reúnem-se na próxima segunda-feira, 12 de Março, para “delinear uma estratégia de actuação” sobre a poluição no rio Nabão, informou a Câmara de Tomar.
A reunião realiza-se depois de o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, ter recebido, na quarta-feira, 7 de Março, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, na presença de um representante da APA e do deputado Hugo Costa, na sequência do pedido de reunião urgente feito pela autarca na passada sexta-feira, dia em que apresentou queixa às entidades fiscalizadoras "face aos focos evidentes de poluição existentes no rio Nabão”
«O comunicado da autarquia refere que alguns resultados das análises feitas, tanto pela APA como pelo município, serão conhecidos até ao final da semana e os restantes no decurso da próxima. Na monitorização feita a todo o curso do rio Nabão, “foram detectadas 12 possíveis origens da poluição registada”.
Na sexta-feira, Anabela Freitas disse que tinha pedido uma audiência com carácter de urgência ao ministro do Ambiente, porque os episódios de poluição no rio Nabão se repetem “há vários anos e urge identificar as suas origens”.

Anabela Freitas disse que as descargas poluentes no rio em momentos de aumento de caudal têm sido “recorrentes”, tendo a situação ocorrida na quinta-feira, dia 01 de Março, sido “por demais evidente”, pela dimensão que assumiu durante o dia e pelo agravamento registado à noite.
Na reunião realizada no Ministério do Ambiente, “o representante da APA apresentou já alguns dos resultados disponíveis das análises realizadas às amostras recolhidas na passada sexta-feira”, tendo informado que foi feita nova recolha na segunda-feira, acrescenta o comunicado.
Quanto às análises pedidas pelo município de Tomar a um laboratório especializado, “haverá alguns resultados até ao final desta semana e os restantes no decurso da próxima”, adianta».

Poluição no Rio Nabão

O semanário Regional "o Mirante" avança a 08/03/208 com a noticia sobre a poluição do Rio Nabão. A sua importância leva-me a tr...