Os gases emitidos pela atividade humana, e que tem vindo a provocar o aumento da temperatura na atmosfera, influencia a dinâmica do ciclo de água na atmosfera.
Segundo o estudo publicado na Revista Proceedings of the Nation Academy of Science, os gases de efeito de estufa promovem um aumento de vapor de água na atmosfera.
O efeito de estufa pode ser explicado da seguite forma:
Ora, este processo é essencial para manter a temperatura amena no Planeta. No entanto, o aumento da concentração de gases de efeito de estufa emitidos pela atividade humana provoca o aquecimento excessivo, tornando a Terra mais quente.
O ciclo de água é um processo dinâmico:
O vapor de água absorve mais os infravermelhos do que o dióxido de Carbono, e como se encontra em maior concentração em comparação com o dióxido de carbono, este teria um maior peso no efeito de estufa.
O dióxido de carbono, por sua vez, não sofre alterações de estado, graças à diminuição da temperatura. Deste modo, desde a Revolução Industrial, este gás tem vindo a acumular-se, provocando o presente aquecimento global.~
Na medida de perceber as causas do aumento da concentração de vapor de água, uma equipa de investigadores recorreu a dois modelos climáticos. Um dos modelos defendia o aumento da concentração dos gases de efeito de estufa por consequência da atividade antropogênica. O segundo modelo sustentava que todas as variações verificadas devem-se a variabilidade natural do clima terrestre.
O estudo demonstrou que o aumento da concentração do vapor de água na troposfera superior não teria ocorrido sem um aumento dos gases de efeito de estufa.
Assim, conclui-se que as elevadas temperaturas na atmosfera promove uma maior concentração de vapor de água a maiores altitudes, e por consequência estas moléculas absorvem mais radiação terrestre, reforçando, desta maneira, o efeito de estufa.
"o vapor de água está a responder ao aquecimento global reforçando o aquecimento"
Fonte:público